sábado, 10 de dezembro de 2011

Martin Rural #14

Bom hoje resolvi falar um pouco sobre o Coco, um pouco pois to com preguiça mesmo!! Escolhi o coco pois na praia sempre nos matamos de tomar água de coco, e em Maceió os cocos são enormes, se pegar um para uma pessoa apenas tomar, vai longe em!! E sempre falam que é importante tomar água de coco para se hidratar, então vamos ver sobre essa fruta!!




O Coco é originário da Índia Ocidental, é grande, com uma camada externa grossa e fibrosa, tendo no meio uma "noz" que constitui o Coco propriamente dito. Essa "noz" têm forma ovalada, com uma das pontas mais dura e pontiaguda, na qual existem três "olhos". A casca marrom e dura cobre uma camada interna, branca e macia, com cerca de 2 cm de espessura, chamada polpa. Dentro desta última camada há um líquido esbranquiçado, conhecido como a água de Coco.


Se quiserem ler, eu achei bem interessante! Se não, é mais ilustrativo mesmo


A parte comestível do fruto são a polpa branca e a água, que podem ser consumidas quando o fruto ainda está verde ou depois de maduro. Quando verde, a polpa é consumida com colher e a água bebida como refresco, pelo seu sabor adocicado e agradável. Da polpa madura, extraí-se óleo e leite de Coco.



O valor nutritivo do coco varia de acordo com seu estado de maturação, apresentando de maneira geral bom teor de sais minerais (potássio, sódio, fósforo e cloro), e fibras, importantes para o estímulo da atividade intestinal. Devido ao seu conteúdo em sais de potássio e sódio, é um bom alimento para os diabéticos. A água de coco é muito saborosa. Pode ser empregada como diurético, por ser inofensiva e rica em sais de potássio. É também indicada nos casos de diarréia, vômitos ou mesmo desidratação. Tem grande eficácia nos casos de pressão alta, problemas cardíacos, cãibras, astenia, dores de cabeça e mal-estar. Ajuda também no crescimento infantil e no combate ao colesterol.



Já o coco maduro é contra-indicado às pessoas com problemas cardíacos e que tenham alta taxa de colesterol no sangue.

Além de utilizado na alimentação de diversas formas, o coco pode ser utilizado como artesanato!!


Espero que tenham gostado da postagem! Bom final de semana a todos!

Um comentário:

  1. não gosto de agua de coco, tem gosto de lágrima, ou soro, eca...

    prefiro comer a polpa branca madura...e também estou com preguiça de comentar algo a mais, então bom fim de semana Martin...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aventureiros

Piázada que escreve nessa bagaça: