quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Martin Rural #13

Olá pessoal, hoje teremos apresentação o dia todo em Palotina, estamos ficando chique né!!

Pois bem não é isso que nos interessa né, então vamos ao assunto. Semana passada dei alternativas para o assunto de hoje, e como não recebemos muitos votos kkkkkk, vou falar sobre a Pipoca, outro dia falo sobre os outros mais votados, ou não.

Então vamos lá!!

O que é uma pipoca??
Ah é um pacotinho que coloco no microondas e sai ele cheio de pipoca, tão gostosaaa hummm!!



Pois bem, a pipoca é uma variedade especial de milho (Zea mays everta) isso me lembrou maldições do Harry Potter, essa tal variedade diferente deve ser plantada longe do milho normal, caso contrario a pipoca pode castiça, ou seja, ter uns grãos de milho junto com a pipoca. 

A pipoca tem espigas menores que o milho, os grãos podem ser achatados, pontiagudos... De cor amarelo, branco, rosa, roxo... Bem diferentes daquelas comuns que compramos no mercado.

A comum!

A branca, é uma delícia!

E as mais escuras, são muito boas também!


Mas quem nunca se perguntou o que faz esse milho estourar e virar aquela pipoca deliciosa.Ta, ta sei que alguns já sabem, mas vou falar igual. Algumas tribos indígenas americanas costumavam dizer que os espíritos viviam dentro de cada grão de pipoca. Os espíritos estavam em paz, mas quando suas "casas" eram aquecidas eles ficavam furiosos, fazendo com que o grão pulasse e finalmente estourasse libertando o espírito, que saía sob a forma de uma névoa. Claro que não é isso, na verdade o milho de pipoca, como tudo na natureza, possui uma porcentagem de água em seu interior, em torno de 60%. Quando aquecemos o óleo, a temperatura dele passa de 100°C (pois seu ponto de fusão é maior que o da água). Ao colocarmos o milho no óleo quente, a água contida dentro do grão de milho, aquece rapidamente, mudando seu estado, de liquido para vapor muito rápido, aumentando de volume,e assim, rompendo o grão de milho, transformando a parte interna em uma massa pouco consistente de amidos e fibras. O grão que não estoura ao ser feita a pipoca é chamado de piruá, ou mururu. 

Os caroçinhos no funda da panela, os piruá, não estouram por ter micro furinhos em excesso, pois todos os tem em quantidade normal, quando em excesso o caroço perde pressão e não estoura.



E o valor nutricional?? Aquela porção de pipoca do cineminha tem cinco vezes mais fibras do que se você comesse a mesma quantidade, em gramas, de alface! Mas o efeito digestivo só acontece se você beber alguma coisa junto. Boa dica para quem não gosta de alface, come pipoca :P São diversos os benifícios, mas óbvio, cuidar com a gordura da fritura, e o sal utilizado, que é o que estraga a pipoca, e deixa com gosto bom, tudo que é bom faz mal....

Bom espero que tenham gostado!! Fazendo essa postagem me deu uma vontade de comer pipoca e assistir um filminho :P

Até a próxima.


5 comentários:

  1. CRETIIINOOOO... que vontade de comer uma baciiiiiaaa de pipoca com guaraná! HUMMMM vamos fazer isso finds ^^? Bjooo

    ResponderExcluir
  2. olha a Líbera dando dicas maravilhosas pra esse blog!! quem quem votou na pipoca???? ehehhehehehhee

    sabe que eu sempre ficava pensando se estourássemos o milho verde se daria o mesmo resultado que a pipoca!! :S

    uma dica pra quem quer colocar um pouco de adrenalina em sua vida:
    Faça pipocas com a tampa da panela aberta!!!

    ResponderExcluir
  3. não tem pipoca melhor que a minha!!!
    AUHAusahusHSush

    e não é de microondas..é na panela mesmo...

    e deu vontade de uma pipoca com tererê agora também!!!

    ResponderExcluir
  4. ainnn, adoro pipoca! E a Day Moss realmente faz a melhor pipoca (com sazón) do universo! A-D-O-R-O!!

    ResponderExcluir
  5. SUhsausahsuAHSUshSU

    Valeeu Lidii pela preferência!

    :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aventureiros

Piázada que escreve nessa bagaça: