sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Martin Rural #3

Bem, como essa semana estamos falando sobre a Lua, então vou falar um pouco sobre a influência da lua na agricultura!




Primeiramente precisamos saber de onde vem essa crença que muitas pessoas acreditam e seguem hoje em dia. No Antigo Egito, aproximadamente no ano 3.000 a.C. sua população conseguiu suplantar a aridez do deserto do Saara graças ao rio Nilo, que banha 4 % de suas terras e, em cujas margens, sempre viveu a esmagadora maioria de seus habitantes. Foi nas margens do rio Nilo que os antigos egípcios construíram templos, pirâmides, bibliotecas, estudaram o movimento das estrelas, criaram a escrita hieroglífica e desenvolveram a agricultura, produzindo trigo, milho, cevada, linho, hortaliças, bovinos, ovinos e caprinos. Para isso, mediam as cheias e as vazantes do Nilo, programando o cultivo da terra para evitar perdas na produção. Visando facilitar este trabalho, relacionaram as cheias do Nilo com as fases da Lua. Dessa relação, surgiu o primeiro calendário criado pelo homem - o calendário lunar - que dividia o ano em 12 meses de 29 ou 30 dias. Depois ocorreram todas as mudanças até chegar em nosso calendário, então, pela ciência dos egípcios eles sabiam em que lua plantar por causa do rio e não pela fase da lua em si.


E qual fase da lua é boa para plantar o que?




Lua minguante
Nesta fase a influência da lua sobre a terra é desprezível. É provável que esta força seja insignificante. A energia ou força contida na terra tende a descer. Daí pensam no que os mais velhos dizem “nesta fase da lua as coisas que crescem da terra para fora minguam, e as coisas que crescem de fora para dentro vigoram (raízes)”. Na prática, observando o comportamento das hortaliças, concluiu-se que nessa fase plantam-se raízes: rabanete, beterraba, cenoura, inhame, batata, cebola de cabeça (bulbos) e outras. Isto porque a planta, ao germinar, primeiramente força o enraizamento, demora mais a nascer, retarda um pouco o crescimento, porte menor, raízes mais desenvolvidas.

Lua nova
Nesta fase, ela começa exercer influência sobre a Terra, a seiva (sangue da planta) manifesta-se em maior quantidade no caule, em direção aos ramos. Nesta fase, planta-se mais couve-comum, almeirão, cebolinha, espinafre, plantas medicinais e outras.

Lua Crescente
Fase em que a lua exerce influência muito boa sobre as plantas, nessa fase a seiva está presente em maior quantidade no caule, nos ramos e nas folhas. Fase boa para plantar tomate, pimentão, jiló, quiabo, berinjela, feijão-vagem, pepino, abóbora, milho, arroz, feijão e outras, sejam frutíferas, legumes ou cereais. Bom para se fazer enxerto, poda (para brotação rápida).

Lua Cheia
Fase em que a influência sobre a terra chega ao ponto máximo, mas só nos primeiros dias, porque depois  sofre efeito da minguante. No início desta fase planta-se: repolho, couve-flor, alface e outras. Além das hortaliças esta fase é ótima para o plantio de flores. É importante frisar que nesta fase a seiva se concentra na copa da planta (ramos e folhas).


Como acredita-se que a lua influência na planta como um todo, tem várias outras dicas, como colheita em determinadas fases, ou algum outro manejo da planta. E pela ampla crendice tem até calendário que tem o dia certo para se plantar cada tipo de planta.

Apenas como exemplo, não consegui encontrar um recente!

É importante frisar que não há nenhuma comprovação científica nesse sentido, há apenas relatos de crendices, assim como outros tantos relatos da minha nona!!


Eu até acredito um pouco nisso, mas não há fazer isso em uma agricultura moderna e ampla, deixar de plantar vários hectares de terra por causa da lua, ou então parar uma fábrica de madeira só por que não está na fase ideal para essa operação!

Espero que tenham gostado do assunto!! Qualquer dúvida estamos ai :D


Depois de ler tudo isso eu lhes pergunto: Qual é a lua boa pra plantar mandioca?

Fonte: AgrisustentaveVagaliberdadeUsinadeletras e quem quiser comprar o calendário astronômico agrícola 2011, Biodinamica



6 comentários:

  1. Humm.. agora entendi o pq q vc queria o nome do meu calendário! rsrs
    Tbm acredito q exista sim alguma influência... mas meu irmão q diz q planta na terra e naum na lua!! acho q ele naum acredita nd!! kkk
    BJs
    Alcênia

    ResponderExcluir
  2. Então! Eu tentei baixar o calendário para colocar aqui tbm, mas não consegui encontrar ele!!

    ResponderExcluir
  3. Realmente, não confie na lua.

    Tu poderia falar do mel na semana que vem, né?

    ResponderExcluir
  4. Ta vendo akela Lua que brilha lá no céu???
    hasuahushaus

    BOm.. segundo as dicas capilares do bruno!! a melhor lua pra quem quer mandioca grande é a Crescente.. quem quer mandioca robusta deve plantar na Lua Cheia!!1

    hehehehehhee

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aventureiros

Piázada que escreve nessa bagaça: