terça-feira, 19 de abril de 2011

Cultura inútil da terça #10

Bem, já voltamos com a programação normal da cultura inútil, o que não significa que minhas provas acabaram, semana que vem tenho mais 3, ou seja, nada de curtir o feriado de páscoa, terei que estudar.

Antes de começar com a cultura inútil desta terça eu gostaria de agradecer o outro autor desse blog (não sei porque diabos não nos tratamos pelo nome quando escrevemos aqui) que fez o tópico da cultura inútil na última terça feira.

Vamos lá, já são 10 semanas de cultura inútil, todos os temas têm em comum o fato de estarem relacionados, de alguma forma, ao número sete. Pra não fugir desta tradição continuarei com esta temática (até quando teremos coisas inúteis relacionadas com o sete?).

Você já deve ter ouvido de muitos piratas e aventureiros a expressão: "Eu já viajei os sete mares...". Pois bem, que mares são esses? Onde ficam? Existem mais mares?
Estas e outras dúvidas serão esclarecidas agora, no tópico da CULTURA INÚTIL da terça.

Fique atento à leitura para responder o questionário que está no fim desta postagem:



Os sete mares são um conjunto de mares referidos durante a idade média nas literaturas árabes e européias. O curioso é que os sete mares não são sete, e sim nove.




Visão geral dos sete mares



Especula-se que a expressão “sete mares” surgiu no livro “As Mil e Uma Noites”. A expressão se tornou comum e ainda hoje é utilizada por marinheiros, navegantes, e contadores de história que vivem por aí.
Os mares que fazem parte do conjunto dos sete mares (que na verdade são nove) são:
·         Mar Adriático
·         Mar Arábico
·         Mar Cáspio
·         Mar Mediterrâneo
·         Mar Negro
·         Golfo Pérsico
·         Mar Vermelho
Os “novos” sete mares são: Pacífico Norte, Pacífico Sul, Atlântico Norte, Atlântico Sul, Índico, Ártico e Antártico.
Fique esperto, oceano e mar não são sinônimos. Os mares são porções de água comportadas em áreas fechadas (os oceanos são abertos) e são muito mais numerosos do que os oceanos: de acordo com a Organização Hidrográfica Internacional, há 61 mares na Terra (mar na terra, que paradoxo não?). Nessa lista, entram também os golfos e baías.

Mar Adriático:




O Mar Adriático é uma parte do mar Mediterrâneo, um golfo muito alongado fechado ao norte. Ele banha o norte e o leste da Itália e o oeste da península balcânica.
Os países banhados pelo mar Adriático são: Itália, Eslovênia,  Croácia, Bósnia e Herzegovina (saúde), Montenegro, e Albânia.
O mar Adriático possui diversos portos importantes, destacando-se Veneza (Mestre) e Trieste, que foi por muito tempo a saída marítima do Império Austro-Húngaro para o mar Mediterrâneo.
§  Área: 160 000 km2
§  Profundidade máxima: 1 460 m
§  Profundidade média: 240 m

Mar Arábico:

Localização do Mar Arábico no 
O Mar Árabe, Mar da Arábia ou Mar Arábico, também conhecido como Mar de Omã, é a parte do Oceano Índico entre a Península Arábica e a Índia. A largura do mar Arábico é estipulada aproximadamente em 2400 km no máximo e com uma profundidade de 5000 m no máximo. No noroeste se estreita para formar o Golfo de Omã.
Rio Indo é o único rio considerável que flui para este mar.

Mar Cáspio:
Localização do Mar Cáspio no mapa
O Mar Cáspio é o maior lago da Terra em área e volume. Tem 371000 km2 e situa-se entre o extremo leste da Europa e o extremo oeste da Ásia. Banha a Rússia, o Azerbaijão, o Turquemenistão (visitei este país nas últimas férias), o Cazaquistão e o Irã, com as estepes da Ásia Central ao norte e a leste. Na Antiguidade, era conhecido como oceano Hircaniano (o oceano do soluço, irc) e também é denominado atualmente como mar Khazar e mar Khvalissian.
Com seus 1200 km de comprimento e 450 km de largura, o Cáspio é o mais importante lago do mundo. Sua profundidade média é de 180 m, com cota máxima de 1025 m, e sua extensão costeira é de quase 7000 km.
Mar Mediterrâneo:
O maior dos sete mares: Mar Mediterrâneo
O Mar Mediterrâneo é um mar do Atlântico oriental, compreendido entre a Europa meridional, a Ásia ocidental e a África setentrional; com aproximadamente 2,5 milhões de km2, é o maior mar continental do mundo. As águas do Mar Mediterrâneo banham as três penínsulas do sul da Europa, que são: Ibérica (apenas a Sul e Sudeste de Espanha), Itálica e a dos Bálcãs (Região da Grécia). Suas águas deságuam no Oceano Atlântico através do Estreito de Gibraltar, e no Mar Vermelho (no Canal de Suez). As águas de outro mar também deságuam no Mediterrâneo, que é o Mar Negro (pelos estreitos do Bósforo e dos Dardanelos). As águas do Mediterrâneo geralmente são quentes devido ao calor vindo do Deserto do Saara, fazendo com que o clima das zonas próximas seja mais temperado (Clima Mediterrâneo).
Atinge a sua maior profundidade, 5121 metros, no Mar Jônico, a sul da Grécia.

Mar Negro:

Imagem de satélite do Mar Negro
O mar Negro (também chamado de mar afro-descendente) (originalmente chamado de Ponto Euxino) é um mar interior situado entre a Europa, a Anatólia e o Cáucaso, ligado ao oceano Atlântico através dos mares Mediterrâneo e Egeu e por diversos estreitos. O Bósforo o liga ao mar de Mármara, e o estreito de Dardanelos o conecta à região do Egeu. Estas águas separam o Leste da Europa da Ásia ocidental. O mar Negro também liga o mar de Azov ao estreito de Kerch.


Golfo Pérsico:

Imagem de satélite do Golfo Pérsico
O golfo Pérsico está localizado no Médio Oriente, como um braço do mar da Arábia, entre a península da Arábia e o Irã. Trata-se de um mar interior com cerca de 233 000 km², ligado ao mar da Arábia a leste pelo estreito de Ormuz e pelo golfo de Omã, e com seu limite a oeste marcado pelo delta do Shatt al-Arab, chamado Arvand-Rood pelos iranianos, que carrega as águas dos rios Eufrates e Tigre.


Mar Vermelho:

Foto de satélite do Mar Vermelho


O mar Vermelho (árabe:Bahr el-Ahmar, hebraico Yam Suf ou Hayam Haadóm) é um golfo do Oceano Índico entre a África e a Ásia. Ao sul, o mar Vermelho comunica com o oceano Índico pelo estreito de Bab el Mandeb e o golfo de Áden. Ao norte se encontram a península do Sinai, o golfo de Aqaba e o canal de Suez (que permite a comunicação com o Mar Mediterrâneo).
Para saber mais sobre os sete mares, pesquise no google. Tá, vou facilitar tua vida: clique aqui

Questionário

Como fica uma pedra depois de ser jogada no mar vermelho?
Resposta será dada na próxima semana.

E o que aconteceu com o mar morto, por que não foi falado dele?
Porque ele morreu.

Qual será o tema da próxima cultura inútil de terça?
Aceito sugestões.

Um comentário:

  1. Gosto da Cultura inútil de Terça, mas essa em especial estava looonga! hehhehee!
    acho que a temática dos sete ainda pode ir loonge..
    a minha sugestão para o proximo tema é: OS 7 anões..

    bjo para os dois autores..
    e boa semana

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aventureiros

Piázada que escreve nessa bagaça: