terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Cultura inútil da terça.

Bem, assim como na merenda escolar toda terça-feira tinha polenta com carne moída, vou fazer um post semanal com o tema "Cultura inútil" toda terça feira. Os posts abordarão temas como: curiosidade, coisas bacanas que acontecem por aí, explicação do porquê de algumas coisas que são comuns no nosso dia-dia. Enfim, coisas que se você quisesse saber bastaria procurar no google.
O primeiro post será sobre as sete maravilhas do mundo antigo.
As Sete Maravilhas do Mundo Antigo
1 - As Pirâmides do Egito
As pirâmides do Egito são a mais famosa das sete maravilhas do mundo antigo. São as únicas das maravilhas que ainda existem. Suspeita-se de que elas foram construídas com ajuda extra-terrestre (eu, cético como sou, duvido. O Luscas me disse que acredita). Elas serviam como túmulo dos Faraós da antiga civilização egípcia. (E hoje servem como excelentes pesos para papéis).
2 - As Muralhas e os Jardins Suspensos da Babilônia
Os jardins suspensos da Babilônia foram construídos durante a dinastia do rei Nabucodonossor para sua esposa e raínha. Pouco se sabe sobre essa maravilha Muito se especula sobre suas possíveis formas e dimensões, mas nenhuma descrição detalhada ou vestígio arqueológico foram encontrados, exceto um poço fora do comum que parece ter sido usado para bombear água. Se quiser saber mais sobre os jardins suspensos da Babilônia, procure no google.
3 - O Mausoléu de Helicarnasso ( ou O Túmulo de máusolo em Éfeso )
O Mausoléu de Halicarnasso era o monumento funerário de Mausolo (irmão de Manolo). Era um monumento belíssimo e que fora esculpido por quatro artistas: Scopas (irmão de Spause Spadas) no lado leste, Bryaxis no norte, Timoteus no sul e Leocares no oeste. Alguns estudiosos atribuem a Artemísia a grande obra. Ela teria solicitado que construissem um requintado mausoléu para seu irmão-marido. (Irmão-marido? WTF, que putaria hein)
(Há dúvidas, entre os historiadores, se Mausolo teria sido seu irmão ou não).
4 - A Estátua de Zeus, de Fídias
Estátua do Deus Grego, Zeus, construída por Fídias
Todo mundo sabe quem é/foi/será Zeus, quem nunca assistiu o desenho ou seriado de Hércules? Então, a estátua dele é considerada uma das sete maravilhas do mundo antigo. (Pronto)
5 - O Templo de Ártemis (ou Diana)
Éfeso (local onde se situava o tal templo) é a atual Turquia. O templo foi construído em homenagem à deusa da caça em 550 aC. Suas 127 colunas eram imperiosas e no templo aconteciam rituais. Foi destruído pelos ostrogodos (antigos comedores de ostras estragadas) em 262 dC, restando apenas ruínas.
6 - O Colosso de Rodes
A gigante estátua de Hélios (elemento químico de número atômico 2, o menor dos gases nobres) , o deus-sol fora colocado em Rodes, esculpida por Chares, de Lindos. A ilha de Rodes era um ponto de encontros marítimos e foi por muito tempo dividida em 3 territórios: Talysos, Lindos (reza a lenda que nem tão bonitos assim) e Kamiros.
Em 408 aC as cidades se uniram para construir uma capital comum: Rodes. Os rodienses (ou rodianos, radianos, rodiandros) muito se esforçaram para ver o deus-sol brilhar onipotente no céu, mas em 226 aC um terrível terremoto abalou toda a cidade e fez ruir o Colosso (és belo, és forte e impávido).
7 - O Farol de Alexandria.
Alexandre, o Grande, ao chegar na ilha de Pharos ordenou que fosse construída uma nova cidade, Alexandria (modéstia não era um virtude de Alexandre, ou "dos" Alexandres). Foi construído em frente ao porto de Alexandria, por volta de 297aC. O fantástico de se saber é que a luz era fornecida por uma enorme fogueira e a “luz” provida da fogueira era refletida através de espelhos colocados em locais específicos.
Entonces, hasta tierça que viene! (mi espanhol és fuêda)

2 comentários:

  1. Queria so comentar essa frase "Os rodienses (ou rodianos, radianos, rodiandros)" Não pode ser os rondonenses?? e pq os diandros tao ali tbm??? :P

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkk, boa sacada a do rondonenses =P

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aventureiros

Piázada que escreve nessa bagaça: